Categorias
Patrimônio

Prédio histórico da UFRJ tem obra de recuperação de fachadas concluída.

A obra no IFCS foi fruto de um convênio entre a UFRJ e a Companhia
Carioca de Parcerias e Investimentos – CCPar

O edifício localizado no número 1 do Largo de São Francisco de Paula, no Centro do Rio de Janeiro, passou recentemente por obra de recuperação de suas fachadas. O prédio, que abriga o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e o Instituto de História (IH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é tombado na esfera federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e na esfera estadual pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Já no âmbito municipal, está inserido na Área de Proteção do Ambiente Cultural – APAC Corredor Cultural.

As intervenções incluíram limpeza geral, com remoção de pichações e vegetação invasiva; consolidação da cantaria (pedra lavrada) no embasamento do edifício; recuperação das descidas de águas pluviais; além do reparo de cornijas e cimalhas — elementos arquitetônicos que compõem a moldura do prédio. A obra também contemplou a substituição de argamassa deteriorada, pintura das alvenarias e ornamentos, além do conserto e pintura das esquadrias externas.

Devido à sua localização e extensão, o edifício enfrenta desafios recorrentes em sua conservação, especialmente por estar sujeito a ações humanas que aceleram sua degradação, como pichações, fogueiras e urina. O grande perímetro de difícil monitoramento contribui para a vulnerabilidade do patrimônio.

A obra de recuperação foi viabilizada por meio de um convênio firmado entre a UFRJ e a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), vinculada à Prefeitura do Rio de Janeiro. O contrato contou com fiscalização da CCPar, supervisão técnica do Escritório Técnico da Universidade (ETU/UFRJ), por meio da Coordenação de Projetos em Imóveis Tombados (COPRIT), e acompanhamento dos órgãos de tutela patrimonial.

A conclusão dessa obra significou mais um passo na preservação do patrimônio arquitetônico e educacional da UFRJ no Centro do Rio, região que concentra alguns dos mais importantes marcos culturais do país.