Neste Mural, você encontrará todos os procedimentos em vigor no ETU. Clique nos itens a seguir para expandir as opções.
Instrução Normativa – IN
Procedimento de abrangência geral para todo o Escritório, fundamentado em legislações ou recomendações de órgãos de controle. Elaborado exclusivamente pela direção, pode envolver a participação de atores externos ao ETU.
- Atribuições das Comissões de Fiscalização e Recebimento de Obras e Serviços de Engenharia.
- Atribuições dos Gestores e demais Servidores do ETU no uso do SGI.
- REAB-Rotina para Vistoria e Avaliação de Dados sobre a Qualidade da Situação Física dos Bens Imóveis da UFRJ.
- REAB-Ficha de Avaliação REAB 2025
- REAB-Manual de Preenchimento da Planilha REAB-IFES
Orientação Administrativa – OA
Procedimento de abrangência geral para todo o Escritório, baseado em boas práticas técnicas e fundamentação legal indireta. Pode ser elaborado por qualquer gestor do ETU.
– Administrativo e Operacional
- Atendimento de Solicitação de Plantas de Arquitetura e/ou Engenharia.
- Elaboração de Normativas no SEI.
- Elaboração de Parecer Técnico do ETU no SEI.
- Guia para Uso do Sistema de Gestão Integrada do ETU.
- Instruções Gerais para Uso do SEI/UFRJ no ETU.
- Manual de Padronização Gráfica do ETU.
- Manual para Criação de Assinatura Digital.
- Monitoramento e resposta de ID à CGU via Sistema e-Aud.
- Orientações Sobre Procedimentos de Envio de ART e RRT para Pagamento.
- Recebimento de Bens da UFRJ e Assinatura de Termo de Responsabilidade.
- Tramitação de Processo Físico ou Eletrônico e Comunicações.
– Apropriações de Contratos
- Análise de Aditivo Contratual
- Análise de Faturamento
- Apropriação de Obra Nova
- Inclusão de Novo Usuário no SIMEC
- Inclusão de Obra Nova no SIMEC
- Inclusão de Termo Aditivo no SIMEC
- Inserção de Apostilamento no SIMEC
- Inserção de Projetos no CIPI
- Paralisação e Reinício de Contrato
- Reajuste Contratual
- Relatório Final de Contrato
- Termo de Paralisação e Reinício de Contrato no SIMEC
- Vistorias no SIMEC
– Solicitações e Registros
- Registro de Encerramento de Demandas Concluídas e/ou Canceladas.
- Registro de Requisição de Demanda.
- Registro de Requisição de Demanda Interna.
- Solicitação de Cadastro de Servidor do ETU no Sistema PGC.
- Solicitação de Material de Escritório.
- Solicitação de Mouse ou Teclado.
- Solicitação de Reparo ou Substituição de Equipamentos de TI
- Solicitação de Viatura no ETU.
Instrução de Trabalho – IT
Procedimento interno dos setores, referente a tarefas essenciais que devem ser executadas para assegurar um padrão de qualidade na execução. Encontre abaixo as Instruções de Trabalho específicas do seu setor.
Elaboração de Novos Procedimentos
Caso identifique a necessidade elaborar um novo procedimento, utilize os processos abertos em 2025:
- Instrução Normativa (23079.204657/2025-01)
- Orientação Administrativa (23079.204664/2025-02)
- Instrução de Trabalho (23079.204666/2025-93)
seguindo os passos da Orientação Administrativa Elaboração de Normativas no SEI disponível no menu acima.