Organograma

Atribuições

Diretoria

  • Coordenar, planejar, organizar e implementar rotinas e procedimentos;
  • Supervisionar, orientar e avaliar as ações setoriais;
  • Indicar ao Reitor, para nomeação, os nomes dos Diretores, Coordenadores e Chefes de Seção;
  • Integrar o Conselho Superior de Coordenação Executiva;
  • Delegar atribuições aos Diretores de Serviços;
  • Promover o desenvolvimento do ETU através da realização e melhor desempenho das metas atribuídas à unidade;
  • Supervisionar a elaboração de planos e projetos de engenharia e arquitetura relativos à construção, à reforma, à restauração e à conservação das edificações da Universidade, assim como a fiscalização das obras relacionadas;
  • Zelar pelos interesses e necessidades de toda a Comunidade da UFRJ: Reitor, Pró-Reitores, Decanos, Superintendentes e Servidores;
  • Ser interface, junto aos órgãos governamentais responsáveis pela gestão e preservação do patrimônio edificado, e pela aprovação de projetos e obras que acarretem intervenção física nestes imóveis.
  • Apresentar ao Reitor relatório anual.

Gabinete da Diretoria

  • Receber a correspondência de entrada e saída encaminhada a Direção;
  • Digitar ofícios, requerimentos, cartas, declarações e outros documentos de responsabilidade do Gabinete;
  • Entregar documentos de protocolo dentro e fora do Campus;
  • Ler e responder e-mails encaminhados ao ETU;
  • Organizar documentos para montagem de processos e documentação em geral;
  • Arquivar documentos por nós elaborados;
  • Responder e fazer chamada de telefone;
  • Marcar reuniões e viagens do Diretor;
  • Prestar Informações em geral; e,
  • Fazer os agendamentos das viaturas para visitas em obras dos engenheiros, arquitetos e administrativos.

CADM – Coordenação de Administração

DIAG / DRH / DINF

  • Atuar junto com o Diretor do ETU no entendimento e recebimento das demandas, promovendo sua distribuição, orientação e acompanhamento da realização das atividades junto aos servidores;
  • Zelar pelos interesses e necessidades da Instituição;
  • Incentivar a equipe de modo que os serviços sejam realizados da melhor forma e em tempo hábil;
  • Participar de reuniões de planejamento, com a Direção do ETU e outras Coordenações, bem como demais setores administrativos e executivos da UFRJ: PR6, Prefeitura Universitária, entre outras;
  • Análise técnica dos seguintes documentos:
    • Pranchas de projetos de engenharia e arquitetura;
    • Caderno de Especificações Gerais/Memorial Descritivo;
    • Planilha orçamentária;
    • Cronograma físico-financeiro; e,
    • Documentos complementares técnico-legais.
  • Elaboração de Termos de Referência e Projetos Básicos para a licitação de obras e serviços de engenharia;
  • Prestar orientação técnica e administrativa aos EPLAN’s e Direção para atendimento às metas aqui colocadas; e,
  • Cadastramento do documento Estudo Técnico Preliminar no planejamento das contratações da UFRJ relativas aos serviços e obras de engenharia.

DIAG – Divisão de Atividades Gerenciais

  • Prestar suporte administrativo à Direção do ETU, às Coordenações, às Divisões e aos Escritórios de Planejamento.
  • Realizar atividades de protocolo que consiste em todas as demandas de processos, ofícios, comunicações internas dentro e fora da unidade. A meta é em um prazo de 02 (dois) anos de todos os processos em meio digital através da utilização do SEI, assim como registro em meio digital da tramitação dos demais documentos;
  • Realizar atividades relacionadas ao patrimônio sendo responsável pela guarda de todos os bens ativos da unidade; e,
  • Promover guarda e manutenção de todo acervo da unidade.
  • Prestar suporte administrativo à Direção do ETU, às Coordenações, às Divisões e aos Escritórios de Planejamento.
  • Realizar atividades de protocolo que consiste em todas as demandas de processos, ofícios, comunicações internas dentro e fora da unidade. A meta é em um prazo de 02 (dois) anos de todos os processos em meio digital através da utilização do SEI, assim como registro em meio digital da tramitação dos demais documentos;
  • Realizar atividades relacionadas ao patrimônio sendo responsável pela guarda de todos os bens ativos da unidade; e,
  • Promover guarda e manutenção de todo acervo da unidade.

DRH – Divisão de Recursos Humanos

  • Prestar atendimento, informações e esclarecimentos aos servidores;
  • Registrar e controlar os assentamentos funcionais;
  • Assistir e assessorar à Direção e aos demais setores;
  • Alterar o organograma e atualização da hierarquia da unidade;
  • Registrar e controle de frequência no SIRHu;
  • Controlar processos (Abono de Permanência, Adicional por Serviços Extraordinários, Afastamento da Sede, Aposentadoria, Averbação de Tempo de Contribuição, Auxílio Viagem, Dispensa/Designação de Titular/Substituto de FG’s e CD’s, Exoneração, Incentivo à Qualificação, Licença para Capacitação, Licença sem Vencimentos, Movimentação, Pagamento de Exercícios Anteriores, Pagamento de Substituto Eventual, Progressão por Capacitação, Ressarcimento do Plano de Saúde e Vacância);
  • Assistir às solicitações de auxílio-transporte, de inclusão de dependente e de alteração de dados bancários no SIGAC;
  • Controlar as avaliações de desempenho (estágio probatório e mérito);
  • Coletar informações relacionadas ao Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento (LND) que comporão o Plano de Desenvolvimento de Pessoal (PDP) da UFRJ;
  • Homologação de Férias no Siapenet; e
  • Atuar como administrador Local do SEI.

COPRIT – Coordenação de Preservação em Imóveis Tombados

Divisão de Obras e Conservação de Imóveis Tombados / Divisão de Projetos e Imóveis Tombados / Núcleo de Projetos da Escola de Música

  • Planejar, implementar, coordenar, organizar e estabelecer rotinas e procedimentos, supervisionar, acompanhar e avaliar as ações da Divisão de Projetos – DIPRIT e da Divisão de Obras – DICON, com o objetivo de contratar e executar as obras de restauro, conservação e manutenção dos imóveis tombados da UFRJ, em consonância com as demandas do ETU e aprovação dos órgãos de tutela (federal, estadual e municipal).
  • Estabelecer rotinas e procedimentos, supervisionar, acompanhar e avaliar as ações da Divisão de Projetos com o objetivo de contratar e executar projetos e obras de restauro, conservação e manutenção dos imóveis tombados da UFRJ, em consonância com as demandas do ETU e aprovação dos órgãos de tutela (federal, estadual e municipal).
  • Fiscalizar e acompanhar de modo sistemático, através do seu corpo técnico ou por seus prepostos, verificar o cumprimento das disposições contratuais, técnicas e administrativas em todos os seus aspectos, definidos pelo objeto da licitação e do sucessivo contrato durante a execução de serviços e obras e zelar pelos interesses e necessidades da equipe de modo que os serviços sejam realizados da melhor forma e em tempo hábil.

CPCI – Coordenação de Projetos Contra Incêndio

  • Elaborar os projetos de segurança contra incêndio e pânico (SCIP) para os prédios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), juntar os documentos necessários e dar entrada no processo de análise de projeto na Diretoria Geral de Serviços Técnicos (DGST) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) com objetivo de certificar os referidos prédios junto ao CBMERJ.
  • Articular com as Unidades e Centros responsáveis pelos prédios, priorizando os projetos com base na gravidade dos riscos de vida e de incêndio no prédio, nas notificações e autos de infração recebidos do CBMERJ, para vistorias técnicas e outros levantamentos para elaboração do projeto, assinaturas de documentos e plantas a serem entregues para dar entrada no processo de análise de projeto na DGST.
  • Articular com a Diretoria do Escritório Técnico da Universidade e com os escritórios de planejamento das Unidades e Centros para adquirir ou atualizar plantas arquitetônicas necessárias para elaboração dos desenhos de SCIP e também para dar entrada no processo de análise de projeto na DGST.
  • Articular com a Diretoria do Escritório Técnico da Universidade e com os escritórios de planejamento das Unidades e Centros para elaboração de projetos de obras civis e instalações para adequação dos prédios da UFRJ com relação à SCIP.
  • Acompanhar obras e serviços, bem como projetos de SCIP elaborados por outras instâncias ou empresas contratadas, visando adequação dos prédios da UFRJ com relação à SCIP.
  • Acompanhar processos do CBMERJ e atender a eventuais exigências da DGST, visando a certificação dos prédios da UFRJ junto ao CBMERJ.

CEPLAN – Coordenação dos Escritório de Planejamento

DPI / EPLANS / Seção de Engenharia Elétrica / Seção de Engenharia Mecânica

  • Planejar em conjunto com a Direção do ETU as intervenções em obras e serviços de arquitetura e de engenharia em edificações não tombadas;
  • Coordenar os EPLAN’s no atendimento das Demandas;
  • Articular com os demais setores do ETU para colaboração em levantamento dos dados dos imóveis e sistematização das áreas e dos serviços especializados de arquitetura, engenharia elétrica, engenharia civil e engenharia mecânica;
  • Coletar de dados, promover estudos, realizar planejamento, confeccionar projeto, analisar projetos, controlar processos, sistematizar reformas e definir especificações, inclusive auxiliando a Coordenação de Imóveis Tombados quando decidido pela Direção Geral;
  • Realizar estudos de Viabilidade Técnica;
  • Acondicionar todos os projetos e documentos produzidos pelos E-plans;
  • Garantir assistência técnica, assessoria e consultoria para a tomada de decisões da Direção ETU;
  • Realização de vistorias, levantamentos, monitoramento e laudos;
  • Elaboração de estimativas básicas, cotações e orçamentos em conjunto com a Seção de Engenharia de Custos do ETU;
  • Atender as demandas de projetos e serviços definidos, com rigor sobre os aspectos funcionais e técnicos, visando soluções de boa qualidade, eficiência e durabilidade, adequadas à UFRJ;
  • Elaborar Especificações técnicas;
  • Compatibilizar projetos;
  • Realizar visitas técnicas, emitir relatórios e pareceres técnicos; e,
  • Acompanhar a execução das obras projetadas, bem como levantamentos contratados.
  • Fazer o planejamento arquitetônico das edificações da UFRJ, a serem construídas, reformadas e/ou ampliadas, não tombadas, incluindo suas áreas externas imediatas, atendendo às demandas da Administração Central (Reitoria) e as das Decanias que serão atendidas pelos respectivos EPLANs;
  • Atender as prioridades estabelecidas pelas instâncias superiores, visando elaboração de soluções e projetos de excelência, eficiência e durabilidade, com rigor funcional e técnico adequado às necessidades e da UFRJ, dentro das possibilidades disponíveis;
  • Desenvolver os projetos, especialmente de Arquitetura, até diferentes fases (Estudo Preliminar, Anteprojeto, Projeto Básico ou Projeto Executivo), dependendo do caso;
  • Elaborar Diretrizes Técnicas para contratação e elaboração de Projetos, ou fases de Projetos, e supervisiona e/ou fiscaliza tecnicamente os respectivos serviços contratados;
  • Auxiliar tecnicamente outros setores técnicos do ETU, dentro de suas possibilidades e disponibilidades.
  • Manter em arquivos os documentos dos projetos desenvolvidos ou acompanhados e os documentos de projeto eventualmente fornecidos por outras Unidades.

DPI – Divisão de Procedimentos Internos

  • Elaborar padrões e procedimentos para o ETU, com foco na Gestão da Qualidade (manuais de procedimentos, sistemas de controle e gestão de processos, sistemas de registro e arquivamento de informações dos projetos);
  • Analisar as não conformidades encontradas nos procedimentos administrativos do Escritório Técnico da Universidade, visando o aperfeiçoamento contínuo dos Procedimentos Processuais internos da Unidade;
  • Monitorar os indicadores de processos visando identificar possíveis falhas e propor ações corretivas;
  • Atuar junto à Comissão do PDI da UFRJ, representando o ETU, na elaboração de suas metas e ações;
  • Promover ações internas de gerenciamento de comunicação para promoção da transparência de informações referentes à Unidade, suas atribuições e demandas;
  • Atuar junto à AUDIN auxiliando na coleta e fornecimento de informações referentes a demandas direcionadas ao ETU, em resposta às orientações da CGU;
  • Atuar junto à equipe de Planejamento do Plano Diretor 2030; e,
  • Atuar junto à PR6 na elaboração de Bases de Conhecimento para definição de fluxos de processo.

EPLAN – Escritório de Planejamento: CCMN / CCS / CENTRAL / CLA / DUQUE DE CAXIAS / MACAÉ / MUSEU NACIONAL / PRAIA VERMELHA / URBANO

  • Atender as demandas solicitadas pelas Decanias ou Diretorias dos Campus;
  • Elaborar projetos, orçamentos, pareceres técnicos e estudos de viabilidade;
  • Realizar fiscalização, vistorias, levantamentos, monitoramento e laudos;
  • Realizar a vistoria anual dos imóveis.
  • Armazenar todos os projetos e documentos produzidos;
  • Prestar a assistência técnica, assessoria e consultoria para a tomada de decisões da Direção ETU, Decanias ou Diretorias dos Campus;

CTPO – Coordenação Técnica de Planejamento e Obras

Seção de Apropriação e Reajustamento / Seção de Engenharia de Custos / Seção Técnica de Fiscalização

  • Acompanhar de modo sistemático, através de seu corpo técnico ou por seus prepostos, a verificação e o cumprimento das disposições contratuais, técnicas e administrativas, em todos os aspectos, definidos pelo objeto da licitação e do sucessivo contrato, durante o exercício da atividade de fiscalização de obras e serviços, bem como a execução de levantamentos e respectiva emissão de relatórios e pareceres técnicos;
  • Realizar a apropriação e reajustes dos contratos administrativos de obras e serviços de engenharia em imóveis da UFRJ, inclusive dos imóveis tombados pelos órgãos de tutela, mantendo interface do trabalho com o SIMEC; e,
  • Gerenciar e administrar o planejamento e controle da orçamentação estimativa para contratação indireta de obras e serviços de engenharia, incluindo desenvolvimento de orçamentos sintéticos, analíticos, revisão de estimativas, atualização de custos, cotação de preços, análise de aditivos de contratos de obras e serviços de engenharia.